APOIO

SOU VOLUNTÁRIO

“Sonhamos grande por um futuro com mais razões para brindar.” Esse é o propósito da Ambev. Mais que uma empresa brasileira, com sede em São Paulo, presente em 18 países, e marcas icônicas como Brahma, Skol e Guaraná Antarctica, a empresa é uma plataforma com diversos negócios, que facilita a conexão entre as pessoas e gera crescimento para todo o ecossistema, como o BEES, voltado aos parceiros varejistas, e o Zé Delivery, o app de bebidas presente em mais de 300 cidades. No Brasil, são mais de 30 mil colaboradores que dividem a mesma paixão por produzir bebidas com tecnologia de ponta para garantir momentos de celebração e diversão.

Desde 2018, a Ambev conta com o VOA – programa que atua junto a ONGs para melhorar questões relacionadas à gestão, desenvolvimento de pessoas e organização financeira. A proposta foi desenvolvida em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 4, 8 e 17 da ONU, que busca tornar o mundo mais inclusivo e sustentável.

Os colaboradores da companhia doam tempo e conhecimento para alavancar o impacto social de organizações que atuam em todas as áreas, especialmente no desenvolvimento, educação e geração de oportunidades para crianças e jovens. As ferramentas disponibilizadas no programa ajudam as ONGs a ampliar o alcance de seu impacto positivo na sociedade.


O Bradesco é uma das maiores instituições financeiras privadas do Brasil, com sólida atuação voltada aos interesses de seus clientes desde 1943. O banco está presente em todos os municípios do País, com ampla variedade de produtos e serviços bancários e de seguros. Além da excelência em serviços, destaca-se por ser um dos melhores gestores de recursos do mercado, com resultados construídos sobre bases sustentáveis.

Sustentabilidade é a jornada que o Bradesco escolheu seguir: promover o desenvolvimento sustentável faz parte do propósito do banco e se traduz em suas práticas, relacionamentos e nos resultados de seus negócios. Cada vez mais, a Organização busca aprimorar sua gestão sobre os fatores ambientais, sociais e de governança. O objetivo é garantir que o Bradesco esteja preparado para os desafios do futuro e seja um agente de transformação positiva, gerando valor compartilhado com a sociedade, clientes, funcionários, investidores e parceiros.

O Programa Voluntários Bradesco foi criado em 2007, estimula o exercício da cidadania, desenvolvendo ações próprias e apoiando as ações organizadas pelos funcionários e estagiários em todo o Brasil. Por meio de manuais de orientação e oficinas de capacitação presenciais e online, o Programa incentiva a atuação voluntária de seus colaboradores. As atividades são organizadas e realizadas nas mais diversas formas e frentes de atuação, e estão alinhadas ao propósito da Organização Bradesco e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável instituídos pela ONU. Práticas de mensuração de resultados e de reconhecimento são adotadas para valorizar e engajar os voluntários.


Há 23 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é uma das responsáveis pela esfera social no conceito ESG* da Vivo, alinhada ao propósito da companhia e confiante que a digitalização do Brasil é um importante facilitador para uma sociedade mais justa, humana e inclusiva. Nesse sentido, o foco da atuação social da Fundação está em apoiar a “digitalização da educação pública”, voltada para o desenvolvimento das competências digitais de educadores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Além disso, a instituição trabalha fortemente o voluntariado corporativo, que tem como objetivo sensibilizar e engajar colaboradores da Vivo em ações que gerem impacto social, tanto no formato presencial quanto digital.

*ESG: Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G)

O Programa de Voluntariado
Iniciativa global do grupo Telefônica, que atua há 23 anos no Brasil, e tem como objetivo incentivar os colaboradores a se envolverem, cada vez mais, em ações que gerem impacto social em prol de um mundo mais justo e igualitário.

Oferecemos aos colaboradores da Vivo a possibilidade de participar de ações voluntárias, presenciais ou virtuais, durante todo ano. Utilizamos a tecnologia a favor do voluntariado para mobilizar e impactar cada vez mais pessoas nas ações do programa.

Em 2021 foram cerca de 216 mil pessoas beneficiadas no país, com a participação de 19.275 voluntários únicos e que dedicaram 88 mil horas ao voluntariado. Participar do programa é uma experiência transformadora na vida todas as pessoas envolvidas.


ENGAJADOR

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada na formação de profissionais de educação, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações.

O Programa de Voluntariado busca criar condições que favoreçam a atuação social dos colaboradores do conglomerado Itaú Unibanco e da sociedade, oferecendo oportunidades de participação social e incentivando a prática voluntária.

Os 42 Comitês Mobiliza Itaú são atualmente a principal estratégia de disseminação da importância do voluntariado junto aos colaboradores. Organizados por polos administrativos, redes de agências ou por cidades, esses grupos atuam junto às suas equipes para propagar as ações disponíveis e estimular a prática voluntária pelo país, mantendo o alinhamento institucional com as causas do Itaú Social.


Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Contamos com um time de 40 mil colaboradores e colaboradoras no Brasil e na Argentina e estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

O programa VOAR – Voluntários em Ação Raízen é uma iniciativa que visa fortalecer a cultura do voluntariado na companhia, como meio de realização do propósito individual na experiência dos colaboradores e colaboradoras. Iniciado como uma forma de estarmos ainda mais engajados e irmos além das campanhas internas, o VOAR é parte da estratégia de performance social da Raízen e reforça o compromisso de sermos protagonistas em impacto social positivo. O programa está disponível para todos os territórios em que a Raízen opera e conta com quatro frentes de atuação: Mão na Massa, Interação, Campanhas de Arrecadação e Mentoria Social.


Imagine mais de 6 milhões de pessoas construindo juntas para um mundo com mais cooperação, pertencimento, responsabilidade social e justiça financeira: este é o Sicoob – Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil.

Quem faz parte do Sicoob conta com mais de 3 mil pontos de atendimento, milhares de caixas eletrônicos e uma diversidade de canais digitais que permitem o acesso a um portfólio completo de produtos e serviços financeiros – como conta corrente, investimentos, crédito, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança e muito mais.

Além disso, o Sicoob conta com o programa Voluntário Transformador. Atualmente são mais de 4.000 colaboradores engajados no programa gerenciado pelo Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável, a organização de investimento social estratégico do Sicoob.
Incentivados pelo propósito do cooperativismo e do Sistema Sicoob e pela percepção de seu papel como cidadão e agente transformador, os colaboradores engajados atuam em iniciativas que visam beneficiar instituições e comunidades.

O Instituto atua em três eixos: 1. Cooperativismo e Empreendedorismo, 2. Cidadania Financeira e 3. Desenvolvimento Sustentável. Os Voluntários Transformadores contribuem em cada um dos programas desenvolvidos nesses eixos como programas de Educação Financeira, de Educação Cooperativista, o Clínica Financeiras com atendimentos gratuitos sobre melhorias dos hábitos financeiros, o Expresso Instituto Sicoob que oferta capacitações profissionais, o Cooperativa Mirim nas escolas, entre outros.


MOBILIZADOR

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel.

Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. 

Há mais de 20 anos, a Suzano criou o programa Voluntariar, que busca estreitar o relacionamento com as comunidades próximas das suas operações, estimulando colaboradores(as), prestadores(as) de serviço, familiares e parceiros(as) para iniciativas voluntárias apoiadas pela empresa.

O objetivo é fortalecer o protagonismo social e reforçar o propósito de plantar o futuro promovendo uma mudança positiva na sociedade, trabalhando de forma colaborativa pela educação, sustentabilidade, diversidade e inclusão.

Em 2021, foram mais de 1700 voluntários(as). Entre 2019 e 2020 já somam 76.553 beneficiados(as) diretos e indiretos. Em parceria com instituições sociais, desenvolveram diversas iniciativas como o Formare, curso de capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social; a JA Startup, aprendizagem prática em que jovens transformam ideias em startups; e o Contribuindo para o Futuro, projeto que incentiva a troca de conhecimento dos(as) Trainees Suzano, que atuam como mentores(as) de jovens universitários(as).

Inscreva-se para receber novidades





Para assuntos relacionados à mídia, entre em contato diretamente com nossa assessoria de imprensa:

4Press: Ana Lúcia Moretto anamoretto@4pressnews.com.br
(11) 5096-0439